domingo, 5 de abril de 2009

A educação matemática e o uso do computador


Novas exigências são colocadas para a formação do cidadão em função do progresso científico e tecnológico. É exigida maior precisão produtiva e padrões de qualidade de produção mais desenvolvidos, no mercado de trabalho. Iniciativa e autonomia para resolver problemas que se colocam face aos novos desafios da sociedade, entendimento do trabalho como um todo, utilização as diferentes tecnologias e linguagens são condições essenciais para o sujeito que quer ingressar no trabalho. Entendemos assim, que cada vez mais a sociedade depende do conhecimento.

           Em vista disso, a escola tem o compromisso de dar sua contribuição à sociedade, e a Matemática integra-se a este novo desafio, desenvolvendo metodologias que enfatizem competências necessárias à formação do cidadão, por meio de signos e regras que são transformados em linguagem de comunicação de idéias, permitindo modelar a realidade e interpretá-la. Cabe ao professor transformar a realidade que o aluno traz para a sala de aula, mediando os conhecimentos para que o aluno entenda o mundo e busque formas de transformá-lo. E, na medida que as atividades escolares são aplicadas na intenção de que o educando desenvolva as capacidades de refletir, produzir e criar, entendendo que há o desenvolvimento de novas formas de operações mentais, modifica sua relação cognitiva com o mundo.

As tecnologias, em suas diferentes formas e usos, constituem um dos principais agentes de transformação da sociedade, e a informática é apontada como instrumento que traz um grande leque de possibilidades ao processo de aprendizagem da matemática.

Os aplicativos podem ser usados para fazer a introdução de um determinado conhecimento, desencadeando conceitos,  como também,  para reforçar e comprovar saberes.

Acredito que, ao utilizarmos mais este recurso como ferramenta na construção do conhecimento, diversificamos as possibilidades no fazer pedagógico. Através de atividades computacionais e de diversos aplicativos,  elaboramos  gráficos, desencadeamos conceitos de Geometria,  estudamos Álgebra, enfim, desenvolvemos saberes e justificamos integração da informática ao processo de construção de conhecimento, na perspectiva da compreensão e evolução da humanidade, uma vez que  nosso aluno certamente enfrentará ou já enfrenta um mercado de trabalho que envolva as novas possibilidades em termos de tecnologia que aí surgem.

O desenvolvimento rápido da tecnologia, requer trabalhadores habilitados, dotados de iniciativa, preparados para aprender a aprender e buscar soluções criativas para resolver problemas que surgem, assim como dispostos a enfrentar uma contínua formação, pois o que se exige para a inserção no atual mercado de trabalho é um nível de formação cada vez mais elevado; um sujeito capaz de ler, interpretar, analisar, argumentar, calcular, raciocinar e compreender. A escola precisa desenvolver uma prática pedagógica que contribua para a formação deste cidadão. Da mesma forma, cabe à escola oportunizar situações de convívio social onde se aprenda a ter respeito mútuo, bom senso, responsabilidade, criticidade e solidariedade.

Um comentário:

  1. Olá Béti,
    Sim a tecnologia é uma importante ferramenta, na educação. Só que deveria vir até as escolas públicas já como salas do futuro. Cada um com seu notebook.Sonho?Chegamos lá.
    Tenho para complemtação de carga horária o reforço da 4ªsérie, e nessa atividade tenho utilizado bastante jogos para desenvolvimento do cálculo mental com os alunos.
    Tem sido uma atividade prazerosa e significativa para eles .

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