domingo, 5 de abril de 2009

Repensando o Ensino de Matemática na Educação Básica


O ensino de  Matemática, tem merecido especial atenção dos educadores, no sentido de superar alguns pontos críticos como a dificuldade na compreensão dos conceitos, bem como  ser considerada fator de exclusão e retenção na educação básica. Acreditamos que conhecimentos desenvolvidos como processos repetitivos e mecânicos, através de  um conjunto de fórmulas e regras prontas,  sem possibilitar reflexão e nem a compreensão crítica da realidade, tem sido uma das causas das críticas à escola atual, no que   tange à qualidade do ensino. Em vista disto estamos promovendo uma reflexão sobre a construção de conceitos matemáticos de forma significativa, relacionando os conteúdos com atividades do cotidiano,  buscando sentido para o aluno,  problematizando e contextualizando, sem que o educando sofra restrições e limitações no acesso ao conhecimento. Fazer com que os conteúdos tenham significado, requer que se dê um novo enfoque ao ensino de Matemática, diferente do usual, relacionando os conteúdos às aplicações com outras ciências, com o cotidiano e também com a própria Matemática, justificando a emergência  dos conteúdos do ponto de vista de sua história e da história da humanidade. A Matemática ao ser desenvolvida de forma que a dúvida, a experimentação e a pesquisa sejam estimuladas em sala de aula, exercitando a argumentação num debate, o raciocínio ágil e coerente, assim como aqueles que a construíram, desenvolverá também a organização do pensamento e o raciocínio.

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