O belo e as formas perfeitas é algo que o Homem valoriza desde a Antiguidade e a Matemática é um saber que vem sendo construído acompanhando a evolução da humanidade. É uma ciência presente, de alguma forma, em todas as outras, contribuindo de maneira relevante no processo de desenvolvimento da sociedade.
Nesse contexto, a busca pelo belo e pela perfeição, os estudiosos deparam-se com o número Phi, também denominado Número de Ouro ou Número Áureo, representado pela letra grega Φ ( phi ) (lê-se fi), em homenagem a Phideas (séc.V a.C.), cujo valor é 1,618033988749 . . , o qual arredondamos para 1,618. Phi é a raiz positiva da equação x2 – x – 1 = 0 .
Encontramos várias ocorrências do número Phi na natureza.
No corpo humano, ao determinarmos o quociente entre as dimensões abaixo, obteremos um valor aproximado ao número Phi.
§ A altura do corpo humano e a medida do umbigo até o chão.
§ A altura do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça.
§ A medida da cintura até a cabeça e o tamanho do tórax.
§ A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo.
§ O tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta.
§ A medida da dobra central até a ponta dividido e da segunda dobra até a ponta.
§ A medida do seu quadril ao chão e a medida do seu joelho até ao chão.
§ A medida do cotovelo até o pulso e a medida do seu pé
Na população de abelhas: a população entre abelhas fêmeas e machos em qualquer colméia.
Na Arte, a proporção áurea foi muito usada, em obras como O Nascimento de Vênus, quadro de Botticelli, em que Afrodite está na proporção áurea. Esta proporção estaria ali aplicada pelo motivo do autor representar a perfeição da beleza.
Em “A criação do Homem”, de Michelangelo que ilustra o teto da Capela Cistina, em Roma, falange, a falanginha e a falangeta do dedo indicador têm comprimentos que estão na proporção áurea.
A Mona Lisa de Leonardo da Vinci utiliza o número áureo nas relações entre seu tronco e cabeça, e também entre os elementos do rosto.
Na Literatura, o número de ouro está presente de forma mais notável no poema épico grego Ilíada , de Homero , que narra os acontecimentos dos últimos dias da Guerra de Tróia. pois existe a proporção entre as estrofes maiores e as menores, resultando num valor aproximado a 1,618, o número de ouro.
Através do conhecimento da relações que regem o corpo humano, Da Vinci criou o Homem Vitruviano, que representa a maior parte das ocorrências do número Phi no em nosso corpo. É usado como referência de estética, de simetria e proporção. Nessa ilustração (figura acima), a área total do círculo é idêntica à área total do quadrado.
O Homem Vitruviano transformou-se em um ícone de beleza e estética até os nossos dias. Esse conceito de proporção humana influenciou a estética de muitos pintores, arquitetos e engenheiros. Muitos dos prédios “clássicos” que viriam a definir o estilo europeu ocidental foram construídos influenciados por essas idéias de proporção.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/
Oi Beti, gostei muito do homem vitruviano
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